MARTINHO LUTERO O EXPONENCIAL , PADRE, TEÓLOGO e ESTUDIOSO

Em 2017 comemora-se os 500 anos da Reforma Protestante, onde em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou suas noventa e cinco teses na porta da Igreja do Castelo em Wittenberg, na Alemanha.

Lutero aos 33 anos, nascido em 1483, era um lente de estudos bíblicos na Universidade de Wittenberg.

A ideia básica de Lutero era no sentido de que “os homens não ganham a salvação fazendo boas obras, mas Deus oferece livremente a salvação a todos os que creem em seu filho, Jesus Cristo”; foi a chamada Reforma Protestante, a qual baseia-se em cinco pilares, chamados Solas: Sola Scriptura – somente a Escritura; Sola Fide – somente a fé; Sola Gratia – somente a graça; Solus Christus – somente Cristo; Soli Deo Gloria – glória somente a Deus.

A ideia do revolucionário libertou a humanidade para engajar-se em muitos tipos de atividades e a principal delas é servir ao próximo; servindo para que pensadores pudessem interpretar a Bíblia de novas formas, surgindo assim as muitas denominações que conhecemos hoje.

A denominada Reforma Protestante marcou a história ocidental, trazendo ao mundo uma variedade de conceitos que ainda são profundamente relevantes hoje: pluralidade social, liberdade de consciência, tolerância, liberdade de religião, liberdade de pensamento, a ideia da igualdade de todos os seres humanos, ajuda ao próximo, alfabetização e educação universal.

Martinho Lutero traduziu a bíblia para o alemão, fundador do protestantismo, fez enfraquecer a igreja católica; casou-se com uma freira, sendo expulso do seu sacerdócio pelo Papa Leão X, o qual dizia que Martinho era um alcoólatra.

Com efeito, daí, a grande importância de Matinho Lutero para o mundo, onde todos devem reverenciar data tão significativa para a humanidade.

Autor: Ms. Marcelo Zola Peres.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *